segunda-feira, 9 de abril de 2007

AMRAD e IST-Tagus criam Centro Espacial em Oeiras



AMRAD e Instituto Superior Técnico no Taguspark criam uma estação de rastreio de satélites, o Centro Espacial Português, sedeado no IST no Parque de Ciência e Tecnologia de Leião, em Oeiras.

A ideia é a AMRAD em parceria com o IST –Tagus manterem em funcionamento uma estação para todo o tipo de rastreio de satélites do serviço de amador e científicos, exclusivamente dedicada a apoiar as várias licenciaturas do IST:

- Licenciatura em Ciências de Engenharia Informática e Computadores (LCEIC)
- Licenciatura em Ciências de Engenharia de Redes de Comunicações (LCERC)
- Licenciatura em Ciências de Engenharia e Gestão Industrial (LCEGI)
- Licenciatura em Ciências de Engenharia Electrónica (LCEE)

O campus do Instituto Superior Técnico do Taguspark ocupa uma área aproximada de 12 hectares no Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras. Num breve futuro, o empreendimento permitirá instalar 3.000 alunos de licenciatura, 500 alunos de pós-graduação, 350 docentes e 260 funcionários não docentes. O edifício compreenderá áreas destinadas ao ensino e laboratórios, biblioteca, centro de informática, anfiteatros, apoio administrativo, docentes e alunos de pós-graduação, bar, restaurante, práticas desportivas, associação de estudantes e estacionamento coberto.

A instalação de um campus do IST fora das suas instalações de Lisboa, com a dimensão e o contexto que o Taguspark proporciona, é um facto extremamente relevante e um marco histórico na vida do IST, apenas comparável à mudança do IST para o actual campus de Lisboa, em 1936, na altura um local isolado mas à volta do qual a cidade se instalou e onde agora assume uma posição central e dinamizadora.

A estação de rastreio de satélites foi licenciada pela AMRAD junto da ANACOM a Autoridade Nacional de Comunicações, tem o indicativo de chamada CS5CEP. Deverá ser inaugurada dentro de algumas semanas. O objectivo é abrir de forma interactiva e viva, o ensino experimental, em diversas áreas tecnológicas, da transmissão às antenas, passando pela informática e redes digitais, todos os domínios de hardware e software da radioelectricidade ao processamento de imagens e teledetecção. É possível que se venham a desenvolver sistemas modulares para futuros satélites.

Fonte: AMRAD

Sem comentários: