segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Satellite Tracker (ProSat)

Esta aplicação para iPhone permite fazer o seguimento de vários satélites de uma extensa base de dados onde nada falta. Dos satélites de amador, aos cubesats e científicos, é possível com extrema rapidez (pelo menos no iPhone 3Gs hihi) ter informação por ordem cronológica dos satélites disponíveis na próxima hora.

Já testei no OS 3.0 e funciona muito bem.

O download ($7) pode ser feito na App Store da Apple.

sábado, 8 de agosto de 2009

Nunca se deve interromper um QSO

Regra Nº 2: Nunca se deve interromper um QSO.

Desta feita, o QSO entre mim e a estação DG0ER foi constantemente interrompido. Mais uma vez, UR5BFX como protagonista. Mais um exemplo de como NÃO PROCEDER.

A amostra audio pode ser descarregada AQUI.


Porque só se deve chamar quando se ouve o downlink do satélite

Ao ouvirem esta gravação de uma passagem do AO-27, facilmente perceberão que a estação UR5BFX utiliza o satélite sem ouvir o seu downlink. Assim, gasta tempo de passagem e não realiza um único QSO. O pior é que inviabiliza outros QSO's.

Regra Nº1: Nunca chamem no uplink se não escutarem o downlink.

Ouça AQUI.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

AO-27 desde IM57sc

Confirma-se o caos nos LEO em passagens pela Europa. Hoje, consegui a muito custo efectuar um QSO no AO-27 com o CT1ENQ/m. Acaba por ser frustante verificar que há estações já habituais nas passagens que cometem reiteradamente os mesmo erro. Chamam repetidamente e longamente, não escutam quem lhes responde e tratam o satélite como um repetidor. Um das conclusões óbvias prende-se com a potência de emissão. Seguramente muitos estão a utilizar 50w ou mais, sem que consigam escutar o download. O erro até seria desculpável, se se tratasse de principiantes. O facto é que já os ouço há muito tempo a ter estas práticas. Segundo erro grave: a meio de um QSO, interrompem e não o deixam terminar. Este tipo de situações denotam uma grande falta de cultura radioamadorística, em especial na operação satélite que deve ser concisa e rápida. Com apenas 5w, um TH-D7 e uma Arrow, ouço-me perfeitamente no download e consigo acompanhar 95% da órbita desde o ponto onde me encontro.

Em breve, colocarei gravações deste tipo de situações.

LOG de hoje:

IT9IAF
DG0ER
CT1ENQ/m

73 de CT1ETE/p

PS - O SO-50 e o AO-51 padecem do mesmo problema :(

terça-feira, 4 de agosto de 2009

AO-27 desde IM57sc

Na passagem das 1412 UTC, três QSO's, com grande parte da passagem a ser desperdiçada com assobios, estações surdas e QSO's locais.

EA8HB IL18
ON4CAP/p
EA1JM IN70

73 CT1ETE/p

domingo, 2 de agosto de 2009

AO-27 desde IM57sc

A passagem de hoje das 1330 UTC esteve bastante concorrida. Só consegui efectuar dois QSO's (nada mau) com o meu setup QRP (Antena Arrow + TH-D7).

QSO's:

1335z DG0ER JO60qu
1336z IK5BNG JN54ba

73 CT1ETE/p