quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Keps atualizados

Elementos orbitais atualizados pela AMSAT-NA para vários satélites de interesse ao radioamador.


fonte: AMSAT-NA

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dois novos sats em órbita

Já estão em órbita e a funcionar os dois novos nanosatélites da India, que ontem foram lançados por um foguetão PSLV-C18, por volta das 05:30UTC.



Ambas as naves são projetos de duas universidades indianas que utilizam a banda dos 70cm amadora para o envio de telemetria e radiobaliza. O SMRVS, da Universidade SRM vai estudar os efeitos de gases de estufa e transmite na frequência de 437.4250Mhz.

Por seu lado, o Jugnu, da Universidade de IIT Kanpur, transmite telemetria nos 437.505Mhz e CW nos 437.275Mhz.

De acordo com os relatos de vários radioamadores, os sinais de ambos os satélites estão a ser escutados em boas condições.



fonte: SpaceSat e AMSAT-UK

JOTA no Espaço

O Jamboree no Ar (JOTA) que se realiza no fim de semana de 15 e 16 de outubro vai contar com algumas atividades relacionadas com o Espaço, com especial destaque para a participação de Mike Fossum (KF5AQG) a partir da Estação Espacial Internacional.



Durante várias pausas no seu horário de trabalho, o astronauta norte-americano irá realizar contatos através do sistema de comunicações VHF da ISS que, relembramos, opera nos 145.800Mhz downllink e 145.200 uplink.

Por seu lado, a equipa de controle do Arissat-1 está a realizar um concurso CW e vários grupos e clubes estão a planear contatos entre estações JOTA através deste e outros satélites, incluindo o AO-51.

fonte: ARRL
imagem: W5FFP 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto KickSat, o satélite pessoal


Uma proposta intrigante está a ser feita por um aluno de engenharia aeroespacial da Universidade de Cornell que, se receber fundos suficientes, permitirá pôr em órbita centenas de minúsculos satélites denominados Sprite.



O objetivo principal será o de diminuir drasticamente os elevados custos associados à exploração espacial e, assim, permitir o acesso ao espaço a centenas de indivíduos e instituições, graças a um desenho de nave espacial que cabe, literalmente, na palma da mão.

O projeto está em fase de angariação de fundos no Kickstarter.com, onde é possível apoiar esta excelente ideia a partir de um dollar.