terça-feira, 4 de março de 2008

ESA impulsiona construcção de satélites


Directores da ESA assinaram acordo com vista ao lançamento de satélites com payload educativo, no voo do novo foguete Vega.

A ESA está a convidar as universidades europeias, para se candidatarem com projectos do tipo CubeSat, um modelo de payload muito empregue nos EUA, e por diferentes estabelecimentos de ensino a nível mundial.

A ESA oferece uma oportunidade de lançamento gratuito para 6 satélites, com um payload adicional de mais 2 satélites em stand-by. Estão previstas duas datas possíveis, para lançamentos do Vega, que são Dezembro de 2008 e uma mais alargada, para Dezembro de 2009.

A agência espacial europeia reconhece da importância do crescimento de projectos CubeSat, como uma ferramenta crucial para promover e fornecer estudantes universitários habilitados, com competências tecnológicas, ao invés de apenas conhecimentos teóricos, muitas vezes mal fundamentados, bem como do imperativo das universidades darem espaço de formação do tipo instrução técnica prática hands-on muito valiosa, e ministrada através de todas as disciplinas da engenharia do espaço de end-to-end acompanhando o ciclo de vida completo do projecto espacial.

A ESA ao oferecer esta oportunidade de voo, pretende promover e vir a criar uma rede de universidades capazes de cooperar conjuntamente com a ESA.

O Serviço de Amador de Satélite, manterá neste segmento do conhecimento e da experimentação científica, um papel determinante, naquilo que concerne a exploração do domínio das transmissão e rastreio radioeléctrico dos satélites.

Para todos os efeitos, a actual estação de rastreio de satélites no Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras, que a AMRAD criou em parceria com o IST-TAGUS, o CS5CEP (Centro Espacial Português), deverá sustentar naquela universidade técnica, um importante lugar para parcerias e acompanhamento dos trabalhos científicos que se fazem em outras universidades, quer na Europa, quer nos resto do mundo, designadamente nos EUA e Japão.

A AMRAD durante os anos de 2005 a 2007 desenvolveu e construiu no âmbito do projecto CamõeSat dois payloads de satélite, são dois transponder linear para transposição entre as bandas de 435-1270 MHz (1W) e de 435-145 MHz (10W) respectivamente, são payloads susceptíveis de serem empregues (pelo menos um deles, em virtude do plano de frequências) em satélites experimentais para amador. Prosseguimos na medida das nossas possibilidades estruturais e financeiras, a trabalhar no melhoramente desses conhecimentos, um mundo de saberes a explorar.

Fonte:AMRAD

Sem comentários: