quinta-feira, 15 de maio de 2008

Membro da AMRAD apresenta candidatura a Astronauta da ESA




A Ciência Viva e a Fundação para a Ciência e Tecnologia organizaram hoje dia 15 de Maio de 2008 uma sessão para o recrutamento de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA), aberta à participação de cidadãos portugueses.

A sessão teve a presença do Ministro da Ciência e Ensino Superior José Mariano Gago e de Ernst Messerschmid, astronauta do Centro Europeu de Astronautas (EAC), de Horst Schaarschmidt, responsável pela divisão de astronautas do EAC.

A AMRAD enquanto membro da ARISS não ficou indiferente ao assunto. Considerando que os astronautas da ESA trabalham agora no laboratório Columbus, a bordo da ISS a estação espacial internacional, e dado o sucesso da missão ATV, a Agência Espacial Europeia procura de novos talentos para reforçar o seu corpo de astronautas em futuras missões.

Um jovem membro da AMRAD, que é natural do concelho de Oeiras, é licenciado em engenharia e piloto da aviação civil, apresenta uma candidatura para astronauta da ESA.

Os candidatos que sejam seleccionados passarão a integrar o Corpo Europeu de Astronautas e iniciarão a sua formação básica no Centro Europeu de Astronautas em Colónia, na Alemanha.

A Direcção da AMRAD espera que esta candidatura se concretize, e veja um dos seus membros, um oeirense, no espaço, a partilhar conhecimentos e a demonstrar que, com estudo, trabalho e empenho, muita coisas se conseguem realizar na vida.

Ao Diogo Ferreira, CT2HPN desejamos as maiores felicidades e todo o sucesso no seu projecto de vida. Portugal necessita de referência de integridade e competência, Oeiras ainda mais.

Na verdade é determinante que as autoridades portuguesas, e a edilidade de Oeiras em particular, saibam identificar e compreendam que há lugar ao pluralismo e direito à diferença cultural, há lugar para a ciência e tecnologia, como alternativa de uma outra postura social e cívica.

Fonte:AMRAD

Sem comentários: