quinta-feira, 24 de julho de 2008

NANOSAT

O ISTnanoSAT é o primeiro nanosatélite projectado e desenvolvido por estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Este projecto envolve a participação interdisciplinar de diversos professores universitários e a colaboração da AMSAT-CT, a delegação portuguesa da AMSAT worldwide e um departamento da AMRAD (Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento). Tudo isto é destinado ao estudo, desenvolvimento e exploração das radiocomunicações por satélite.

O projecto está baseado no conceito tecnológico do popular modelo CubeSat (um programa criado e apoiado pela NASA e ESA), já empregue por múltiplas universidades internacionais para fins científicos e educativos. O projecto é alargado, desde logo a partir do estudo, do desenvolvimento, fabrico e testes de qualificação do próprio satélite, onde se envolvem equipas multidisciplinares e recursos industriais de vanguarda, sendo um desafio tecnológico assumido e criativo.

A exploração terá uma componente dedicada à educação e ao lazer, através de aplicações destinadas ao universo do radioamadorismo português e internacional. Pela parte do IST, diversos alunos de licenciaturas e mestrados, de engenharia aeroespacial, engenharia eléctrica e mecânica, engenharia electrónica, engenharia de computação e redes irão trabalhar no projecto, com o propósito de estudar e desenvolver em cada disciplina, inovar instrumentos científicos, aplicações tecnológicas e componentes possíveis de serem empregues a bordo de um satélite não tripulado.

Este projecto insere-se no conjunto das actividades desenvolvidas em parcerias pelo: CS5CEP - Centro Espacial Português

Informação: AMRAD

Sem comentários: