domingo, 13 de maio de 2007

O TCP lamenta

O TCP tem vindo a constatar uma "guerra ridícula" entre instituições, que já se arrasta há vários anos. Que se guerreiem uns aos outros, não nos cabe a nós decidir da pertinência dessas lutas ou da sua legitimidade. Também não nos cabe tomar partido por um ou outro lado, pois em rigor não conhecemos com fidedignidade os contornos de tais matérias. Achamos pena que tal aconteça, pois nada de bom resulta para o radioamadorismo. Sabemos que situações destas se passam em todos os nichos da sociedade e em todo o mundo. É algo da natureza humana. Contudo, não achamos que essas guerras devam ser disseminadas por aqueles que rigorosamente nada têm a ver com o problema, e que não estão para o alimentar.

Já fomos claros em relação a isso.

Por esse facto, achamos a nota de rodapé veículada no email que nos foi enviado sobre o contacto de CT6ESE lamentável.

Ela diz assim:

Nota: Têm a certeza que esses colegas da Amrad na escola de Carnaxide não fizeram o
QSO em Telebridge? O nosso foi inteiramente e 100% rádio-frequência !

Factos como este, independentemente da sua proveniência, merecerão o nosso total repúdio.

É assim, com tristeza, que chegamos à conclusão que o radioamadorismo em Portugal caminha, como sempre o fez, para o individualismo. A nossa actividade é, cada vez mais, uma actividade solitária, que só encontra eco no associativismo na forma de rivalidades.

Cumpre-nos informar os nossos leitores, transcrevendo o comunicado recebido.

Contacto CT6ESE com NA1SS - Estação Espacial Internacional

Contacto CT6ESE com Estação Espacial Internacional

No dia 9 de Maio de 2007 decorreu na Escola Secundária de Estarreja uma comunicação via rádio com a Estação Espacial Internacional. Para este efeito, foi montada, previamente, uma estação de VHF com uma antena de 9 elementos e um rádio Kenwood TS-2000 pela equipa organizadora constituída por José de Sá, CT1EEB, Lopes, CT1CJJ, João, CT2JQH e Teresa, CT2JQI.

Chegada a hora estabelecida pela ARISS, o resultado fez-se sentir pela reacção dos alunos e colegas da escola que assistiam, ansiosos, para escutar a voz que vinha do espaço! A sala estava lotada, com o nervosismo natural dos alunos (radioamadores já licenciados) que contavam os minutos para fazerem as suas questões à astronauta Sunita Williams.

Até que, após várias tentativas de chamada escuta-se uma voz simpática que responde à nossa chamada no rádio: "This is NA1SS, say again, over…"

Durante os nove minutos da passagem da ISS por Portugal, foram colocadas doze questões à astronauta, às quais esta respondeu com muita prontidão e bom grado.

Esta comunicação foi em muito proveitosa para todos, não só a nível pessoal, como também a nível didáctico, uma vez que permitiu aplicar na prática vários conhecimentos de Física, leccionados na teoria, e o uso da Língua Inglesa.

As palavras dos alunos descrevem claramente esta actividade: "ESPECTACULAR!".

Teresa Ferrinho
CT2JQI

Sem comentários: