quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Satélites de Baixa Órbita (LEO)


Com o aproximar do 50º aniversário sobre o primeiro lançamento de um LEO, lembremos como tudo começou.

O espaço fascina o homem desde a antiguidade e o radioamador não foge à regra. Com o advento do primeiro satélite artificial, lançado em 4 de Outubro de 1957, o Sputnik, que emitia apenas um bip-bip, fora dado o pontapé inicial na era da comunicações espaciais.

Em 1959, em Sunnyvale CA, foi fundada pelos radioamadores a Orbit Satellite Carrying Amateur Radio (OSCAR). A entidade não só deu o nome a toda a família de satélites amadores, mas também foi o embrião da Radio Amateur Satellite Corporation (AMSAT).

A era dos satélites amadores foi iniciada com o lançamento do OSCAR-1, em 12 de dezembro de 1961. Os dois primeiros satélites só tinham uma emissão-piloto a bordo, de 0,1W de potência, com um canal de telemetria. O OSCAR-3 teve em órbita o primeiro transponder de livre acesso do mundo. O OSCAR-4 possibilitou o primeiro contacto via satélite entre radioamadores norte-americanos e russos. O OSCAR-5 (Australis) foi construído parcialmente com sucata por radioamadores, professores e estudantes da Universidade de Melbourne. Levou ao espaço pela primeira vez um telecomando amador.

Além dos OSCARs, a antiga União Soviética e oa radioamadores russos construíram e lançaram 20 satélites amadores, chamados Radiosputnik, ou RS. Três satélites amadores da antiga União Soviética foram chamados de Iskra que em russo quer dizer "faísca".

Radioamadores britânicos construíram satélites na Universidade de Surrey, conhecidos como UoSAT.

Os satélites japoneses foram chamados Fuji.

O status dos satélites pode ser visto na nesta página da AMSAT:
http://www.amsat.org/amsat-new/satellites/status.php

Mais um link onde podem ver antenas para trabalhar os satélites do modo B e modo JA e que podem ser construidas em casa:
http://members.aol.com/k5oe/

Sem comentários: