segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ISS - Ponto de Situação

O equipamentos de rádio a bordo da Estação Espacial Internacional passaram por modificações e novas reconfigurações durante o ano de 2007.

Após permanecerem vários meses sem actividade, pois o computador a bordo que controlava os modos APRS e Radio Pacote apresentou problemas, o Kenwood TM D700 foi novamente configurado pela astronauta Sunita Williams no último mês de Junho de 2007.

Infelizmente os problemas de configuração continuaram, pois os astronautas a bordo não tinham muita prática com o equipamento da Kenwood. Foi somente com a Expedição 15 que o Radio Pacote e o APRS voltaram.

Desde o mês de Setembro de 2007 que o Radio Pacote está transmitindo sinais na frequência de 145.825 no modo simplex, pelo menos até que seja feita toda a restauração das memórias do TM D700. Ainda não existe uma data concreta para a restauração total das memórias do rádio a bordo da ISS, mas o novo computador que seguirá para o espaço e substituirá o equipamento com problemas viaja com a Expedição 17.

Por enquanto estão disponíveis os modos APRS e Radio Pacote, bem como os contactos de fonia com os astronautas. Para que os outros modos funcionem é necessário a total configuração das memórias .

Após a chegada do computador, teremos também o modo SSTV. Logo que os engenheiros da Nasa configurem o computador e escolham qual será o programa utilizado, ele será enviado para a Estação Espacial Internacional e instalado pelos astronautas já treinados aqui em Terra.

MAURICIO BERALDO PY4MAB

Sem comentários: