segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

astroPT



Carlos Oliveira, Jorge Almeida, José Raeiro e Nuno Coimbra são os cordenadores do projecto de astronomia astroPT. Este interessante projecto define-se segundo as palavras colocadas no blog como:

citando astroPT

"O astroPT é um projecto de astronomia em Portugal.

Este projecto nasceu da necessidade de criar no mundo virtual um local onde se pudessem encontrar diversas sensibilidades de diferentes domínios astronómicos. O astroPT é o local onde profissionais, amadores, amantes, e curiosos de astronomia se reunem, trocam opiniões, discutem ideias, e informam sobre temas relevantes no sector astronómico.

Este projecto (http://www.astropt.org/) congrega várias funcionalidades: blog (http://www.astropt.org/blog), mailing list (http://groups.google.com/group/astro-pt), astrowiki (http://www.astropt.org/wiki) e RSS. O blog é a face do website desta comunidade; a mailing list é o sítio onde toda a gente pode partilhar ideias e discutir temas astronómicos relevantes; a astrowiki é uma enciclopédia em português sobre uma panóplia de assuntos de relevo na astronomia; e o RSS serve para quem quiser só receber as notícias e não pertencer à lista de discussão.

A ideia desta comunidade virtual nasceu em 2005 na mente do Daniel Bento, que em Janeiro de 2006 contactou o Carlos Oliveira. Depois de amadurecerem esta ideia durante cerca de um ano, contactaram o Jorge Almeida, o José Raeiro, e o Nuno Coimbra, de modo a poderem ser os coordenadores do projecto nas suas diferentes funcionalidades.

Entretanto foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas possíveis ramificações. Podem ver aqui uma breve descrição dos colaboradores.

Os temas que terão peritos exclusivos são: astronomia em geral, astrofísica, astrobiologia, astrogeologia, cosmologia, astronáutica, astropolítica, astronomia amadora, astrofotografia, observação astronómica, educação científica, divulgação de astronomia, história da astronomia, tradução de artigos astronómicos, planetas, meteoros, Ficção Científica, OVNIs, ….

Todas as pessoas que gostem de astronomia, estão desde já convidadas a inscreverem-se na nossa mailing list, a contribuirem activamente para a astrowiki, a receberem a RSS, ou simplesmente a visitarem o nosso blog.

Divulguem, participem, aprendam, divirtam-se, e tirem partido desta comunidade!"


VIVAMENTE ACONSELHADO



Sem comentários: