terça-feira, 22 de maio de 2007

ARISS selecciona fotos de actividades em Portugal




A ARISS – International, para a criação gráfica de 5 certificados internacionais, todos eles ligados com as acções educativas da Amateur Radio on International Space Station, de um total de 15 fotografias, escolheu 5 fotos portuguesas, que resultaram dos últimos 3 anos de actividades educativas nas escolas que a AMRAD (ARISS – Europe) tem vindo a efectuar no concelho de Oeiras.

São actividades ligadas com o projecto SuitSat-1, e que a AMRAD recreou na freguesia de Barcarena, durante os últimos 3 anos lectivos consecutivos, sem apoios de nenhumas entidades, nem sequer da autarquia, que se vê cada dia mais distante das realidades social e educativa das crianças em idade escolar.

São acções de educação, que movimentaram mais de 650 crianças e que viriam a resultar no recente contacto dos alunos das escolas Jorge Mineiro, Manuel Vaz e Camilo Castelo Branco com a astronauta americana Sunita Williams, a bordo da ISS a estação espacial internacional.

Fonte: AMRAD

domingo, 13 de maio de 2007

O TCP lamenta

O TCP tem vindo a constatar uma "guerra ridícula" entre instituições, que já se arrasta há vários anos. Que se guerreiem uns aos outros, não nos cabe a nós decidir da pertinência dessas lutas ou da sua legitimidade. Também não nos cabe tomar partido por um ou outro lado, pois em rigor não conhecemos com fidedignidade os contornos de tais matérias. Achamos pena que tal aconteça, pois nada de bom resulta para o radioamadorismo. Sabemos que situações destas se passam em todos os nichos da sociedade e em todo o mundo. É algo da natureza humana. Contudo, não achamos que essas guerras devam ser disseminadas por aqueles que rigorosamente nada têm a ver com o problema, e que não estão para o alimentar.

Já fomos claros em relação a isso.

Por esse facto, achamos a nota de rodapé veículada no email que nos foi enviado sobre o contacto de CT6ESE lamentável.

Ela diz assim:

Nota: Têm a certeza que esses colegas da Amrad na escola de Carnaxide não fizeram o
QSO em Telebridge? O nosso foi inteiramente e 100% rádio-frequência !

Factos como este, independentemente da sua proveniência, merecerão o nosso total repúdio.

É assim, com tristeza, que chegamos à conclusão que o radioamadorismo em Portugal caminha, como sempre o fez, para o individualismo. A nossa actividade é, cada vez mais, uma actividade solitária, que só encontra eco no associativismo na forma de rivalidades.

Cumpre-nos informar os nossos leitores, transcrevendo o comunicado recebido.

Contacto CT6ESE com NA1SS - Estação Espacial Internacional

Contacto CT6ESE com Estação Espacial Internacional

No dia 9 de Maio de 2007 decorreu na Escola Secundária de Estarreja uma comunicação via rádio com a Estação Espacial Internacional. Para este efeito, foi montada, previamente, uma estação de VHF com uma antena de 9 elementos e um rádio Kenwood TS-2000 pela equipa organizadora constituída por José de Sá, CT1EEB, Lopes, CT1CJJ, João, CT2JQH e Teresa, CT2JQI.

Chegada a hora estabelecida pela ARISS, o resultado fez-se sentir pela reacção dos alunos e colegas da escola que assistiam, ansiosos, para escutar a voz que vinha do espaço! A sala estava lotada, com o nervosismo natural dos alunos (radioamadores já licenciados) que contavam os minutos para fazerem as suas questões à astronauta Sunita Williams.

Até que, após várias tentativas de chamada escuta-se uma voz simpática que responde à nossa chamada no rádio: "This is NA1SS, say again, over…"

Durante os nove minutos da passagem da ISS por Portugal, foram colocadas doze questões à astronauta, às quais esta respondeu com muita prontidão e bom grado.

Esta comunicação foi em muito proveitosa para todos, não só a nível pessoal, como também a nível didáctico, uma vez que permitiu aplicar na prática vários conhecimentos de Física, leccionados na teoria, e o uso da Língua Inglesa.

As palavras dos alunos descrevem claramente esta actividade: "ESPECTACULAR!".

Teresa Ferrinho
CT2JQI

quinta-feira, 10 de maio de 2007

JN escreve sobre o contacto de CT6ESE

"Quando entramos em gravidade zero a experiência é incrível, é uma combinação entre voar e nadar, voar sem ter asas e nadar sem que nada nos impeça". As palavras são da comandante Sunita Williams, que se encontra a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), e que ontem entrou em contacto via rádio amador com a Escola Secundária de Estarreja.

O diálogo, sempre em inglês, abordou diversos temas. Questionada pelos alunos sobre quais as maiores limitações do espaço, Williams falou da alimentação, "é a maior condicionante, o menu repete-se durante 10 dias e temos de ser criativos na mistura da comida". O espaço é outro dos problemas, pois a ISS "tem o mesmo tamanho de um boeing 747", acrescentou.

Outra das questões colocadas, prende-se com a forma como os astronautas passam o tempo livre. "Gostamos muito de olhar pelas janelas, pois temos uma vista sobre a terra fantástica e aproveitamos para tirar fotografias", realçou. Para além disso, comunicam via Internet com familiares e amigos e ocupam-se com as tarefas diárias destinadas a cada elemento a bordo da estação espacial.

"Foi uma experiência única e enriquecedora, excedeu as nossas expectativas e a comandante era simpática e faladora", disse José Ribeiro, docente de Informática. Durante os nove minutos, cinco elementos (uma docente, três alunos e um aluno externo), com licença de rádio amador, colocaram 10 questões.

"A experiência foi arrepiante, não esperava um contacto tão próximo", exclamou Filipe Lopes, aluno da Faculdade de Engenharia do Porto. "O que mais me impressionou foi a limitação e monotonia alimentar". Na opinião de Teresa Ferrinho, docente de Físico-Química, este contacto "foi benéfico a nível pessoal e educacional, permitindo um contacto ao qual poucas pessoas têm acesso".

Para Pedro Pereira, aluno do 11º ano, foi inesquecível "Desde criança que tenho uma paixão pela astronomia, foi o concretizar de um sonho".

A ligação com o espaço foi realizada através da estação de radio amador da escola e teve uma duração de nove minutos. Durante esse curto período de tempo, a ISS deslocou-se desde o Atlântico Norte, seguindo pela Costa Vicentina portuguesa e terminando a Sul da Argélia, viajando a uma velocidade média de 27743,8 quilómetros por hora, e encontrando-se a uma altitude de 337 quilómetros. A iniciativa surgiu após uma candidatura, via Internet, realizada há um ano, junto da Amateur Radio on the International Space Station (ARISS), o elo de ligação com a NASA.

Sandra Pinho
Edição Jornal de Noticias de 10 de Maio de 2007

quinta-feira, 3 de maio de 2007

CT6ESE contactará ISS

No próximo dia 9 de Maio, pelas 14:58 UTC, a Escola Secundária de Estarreja efectuará um contacto no âmbito do programa ARISS. O contacto será efectuado directamente com a estação CT6ESE. O TCP deseja a melhor sorte para mais um momento importante para o radioamadorismo nacional.

Menor actividade do TCP

Devido a compromissos profissionais dos seus autores, o TCP registou menor actividade durante o mês de Abril. Se pretender ajudar-nos nesta missão de informar, pode enviar-nos um email para transponderclubedeportugal @ yahoo.com

Badge da STS-117

Progress M-60 (Relatório da Missão ISS-24P n.º 1)

Por Rui C. Barbosa.

O Boletim Em Órbita inicia hoje a edição dos relatórios de missão para o lançamento do veículo Progress M-60 que terá lugar a 12 de Maio. A missão ISS-24P é mais uma missão de carga tendo por destino a estação espacial internacionl.

No dia 2 de Maio teve lugar uma reunião da Comissão Técnica que após analisar os trabalhos de preparação do veículo deu a autorização para o seu abastecimento com os propolentes e gases necessários para as manobras orbitais.

O veículo 11F615A55 n.º 360 será lançado por um foguetão 11A511U Soyuz-U (106) a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 'Gagarinskiy Start' do Cosmódromo GIK-5 Baikonur, Cazaquistão. O lançamento terá lugar às 0325:36UTC e a acoplagem com a ISS terá lugar às 0512UTC do dia 15 de Maio.


Fonte: Boletim Em Órbita