sábado, 16 de fevereiro de 2008

Instalação do Columbus bem sucedida




Os astronautas do space shutle ATLANTIS e da ISS a estação espacial internacional, começaram na terça-feira, a activar o laboratório europeu COLUMBUS, que na véspera tinha sido atracado na ISS. O novo módulo já dispõe de energia eléctrica e condições de suporte de vida.

O astronauta francês da ESA, Léopold Eyharts foi o primeiro astronauta a entrar no módulo Columbus da ISS, para fazer a primeira inspecção.

Durante a terceira EVA desde o início desta missão, será instalado no exterior do módulo europeu um observatório solar e um conjunto de instrumentos designado Plataforma de Experiências Externas (EuTEF) de que faz parte um aparelho produzido em Portugal pela EFACEC, o EuTEMP, um sistema concebido para registar e transmitir as temperaturas do ambiente espacial.

O EuTEMP é o primeiro equipamento de hardware e software espacial completamente desenvolvido em Portugal para a ESA. Os dados recolhidos por este sistema, serão depois transmitidos para a terra através do módulo europeu da ISS.

O módulo COLUMBUS, está orçamentado em 1,3 mil milhões de Euros, têm a forma de um cilindro com 7 m de comprimento, 4,5 m de largura e uma massa de 10,3 toneladas no vazio (vácuo do espaço).

A bordo do módulo europeu, a ARISS-EU (Europa) instalou um conjunto de antenas e de equipamentos destinados a servir a estação de radiocomunicações do Serviço de Amador de Satélite, em fonia, dados e televisão digital, nas faixas de frequência de 145, 435, 1270 e 2400 MHz.

15-02-2008 16:18

Fonte: AMRAD

Sem comentários: