sábado, 16 de fevereiro de 2008

Saula de aulas no espaço



Levar a sala de aula para o espaço, é o apelo da ESA, feito a partir da instalação do laboratório europeu Columbus a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A ESA considera este um bom momento para desenvolver novas ideias, relativas com o ensino experimental das ciências, a realizar a bordo da estação espacial, tendo por fim demonstrar às crianças e jovens, os efeitos da ausência de gravidade.

Concurso de Ideias Educativas

A ESA convida os educadores europeus a apresentarem ideias que utilizem este aspecto único da ISS para demonstrar aos alunos os efeitos da ausência de gravidade. A participação está aberta a professores das escolas primárias e secundárias e às pessoas envolvidas em actividades de educação científica, em museus, universidades de formação de professores ou organizações educacionais.

As propostas devem ser redigidas em inglês, descrevendo demonstrações científicas no ambiente da ISS, pela ausência de gravidade. Designado os resultados e os materiais necessários para realizar as experiências, que devem destinadas a alunos de nível primário ou secundário.

As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

• Relevância da experiência num ambiente de ausência de gravidade: a experiência deve ser uma demonstração viva da natureza ou do efeito da ausência da gravidade.

• Relevância para o programa: o assunto deve ser relevante para o programa escolar.

• Interdisciplinaridade: as matérias relacionadas com mais do que uma disciplina serão uma mais-valia.

• Originalidade: as propostas devem apresentar uma abordagem de ensino inovadora e original.

• Implementação técnica: o transporte para a ISS impõe limitações em termos de massa e peso (não superior a 2 kg) e deve ser tecnicamente possível executar a experiência a bordo da ISS.

Além disso, será dada preferência a experiências que possam ser desenvolvidas tanto a bordo da ISS como na sala de aula, já que esta é uma forma muito positiva de demonstrar o efeito da ausência de gravidade.

16-02-2008 13:36

Fonte:AMRAD

Sem comentários: