sábado, 17 de janeiro de 2009

Conversa com a ciência

"Conversa com a ciência" - Sábado dia 31 de Janeiro de 2009 - FNAC Braga
Tema: Astronomia – Uma ciência por descobrir

Palestrantes convidados:

João P. Vieira

Desde 1986 que se dedica a observar o céu sem que, nessa altura, percebesse muito do assunto. Esta paixão pelos astros levou-o a comprar o seu primeiro "telescópio" em 1996 (um tasco). Com a ajuda de um livro começou a percorrer regularmente a esfera celeste sem nunca ter descoberto nada de relevante. No ano de 1998, depois de um curso de Astronomia, começou a trabalhar como monitor da "Astronomia no Verão", a ministrar sessões de planetário e a fazer observações regulares de objectos celestes. No mesmo ano formou o Núcleo de Astronomia de Barcelinhos. Em 2002, inscreveu-se no Mestrado de Ensino de Astronomia na FCUP tendo concluído a Tese no ano de 2004. Actualmente é Presidente da ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho e dedica muito do seu tempo à divulgação de ciência e à investigação do tema. É formador acreditado na área de "Astronomia", e realiza periodicamente palestras sobre diversos temas ligados a esta área do saber. Actualmente, dedica-se, sobretudo, à Astrofotografia (planetária e do céu profundo) utilizando para isso telescópios de diversos tamanhos, câmaras reflex digitais e CCD´s.

Jorge Fonte

Licenciado em Ciências Físico-Químicas desde 1994, defendeu a dissertação de Mestrado em Ensino da Astronomia, em 2004, sobre a temática da “Evolução Estelar”. Desde 1999 que trabalha no projecto da Astronomia no Verão e faz regularmente acções divulgação da Astronomia em Escolas do Ensino Básico e Secundário, dando palestras e ministrando sessões de planetário. Foi organizador do projecto “Astronomia na Internet” na Escola Secundária de Caldas das Taipas e um dos principais impulsionadores do clube de Astronomia da Escola – Astrotaipas. Participou em vários projectos do Ciência Viva no âmbito da Astronomia e da Física, nomeadamente no projecto ciência viva VI – Modulação no ensino da física e da Matemática, que deu origem ao Clube de Física que actualmente dirige. Está acreditado em diversas áreas pelo conselho cientifico-pedagógico, tendo sido formador durante três anos no Centro de Formação Francisco de Holanda, ministrando várias acções de formação para docentes. Foi Membro fundador e é actualmente Vice-Presidente da ORION – Sociedade Cientifica de Astronomia do Minho. Coordena desde 2007 as actividades de divulgação da ORION nas quais figuras proeminentes de diversas áreas científicas têm sido presença assídua no Laboratório de Ideias – sede da ORION.

TEMA GERAL

Em Dezembro de 2007 a Organização das Nações Unidas declarou 2009 O Ano Internacional da Astronomia (AIA2009). Este ano será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens. O AIA 2009 pretende assinalar o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retrata a astronomia como uma iniciativa científica pacífica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade. A maior parte das actividades do AIA2009 terá lugar a vários níveis: local, regional e nacional. Alguns países formaram já comités nacionais para preparar actividades para 2009. Estes comités constituem colaborações entre astrónomos amadores e profissionais, centros de ciência e comunicadores de ciência. Nesta sessão os convidados vão divulgar as actividades a desenvolver em Braga no âmbito do AIA2009. Esta sessão também servirá para que os presentes tirem algumas dúvidas sobre astronomia e sobre conceitos errados sobre a ciência.

Formato:

Debate entre os convidados e o público presente.
A conversa com a ciência pretende ser um espaço de convívio no qual a audiência entra em diálogo com os cientistas convidados colocando questões do seu interesse relativamente a assuntos relacionados com o tema geral ou temas afins. Assim, cada um tem a possibilidade de interagir com os convidados podendo assim esclarecer as suas dúvidas com especialistas na matéria.

Duração
90 Minutos
Inicio da actividade: 22h
Local: FNAC Braga

Fonte: ORION

Sem comentários: