segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

“Descobre o teu Universo”

O ano 2009 começa em grande com o arranque do Ano Internacional de Astronomia (AIA2009)

“Subordinada ao tema “Descobre o teu Universo”, a iniciativa decorre durante todo o ano em Portugal e no mundo inteiro

Com 2009 a despontar no horizonte, milhares de astrónomos amadores e profissionais de todo o mundo ultimam os preparativos do Ano Internacional da Astronomia.

Fruto de uma incrível colaboração entre 135 países, que formam a maior rede mundial de astronomia, o projecto “The Universe, yours to Discover” promete aproximar o Universo da Terra.

Eventos e actividades vão ter lugar durante os próximos 365 dias, e ainda depois disso, a nível mundial, nacional, regional e local, num espectáculo de proporções cósmicas.

O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) é agora lançado pela União Astronómica Internacional (UAI), - entidade fundada em 1919, que reúne perto de 10 000 astrónomos de todas as nações, e é, entre outros, responsável pela designação dos novos corpos celestes - , e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sob o tema, “Descobre o Teu Universo”.

Desenvolvida com o duplo objectivo de tornar a astronomia acessível a todos e de fazer perceber o contributo dessa ciência na nossa cultura e sociedade, a iniciativa assinala o aniversário da primeira observação astronómica realizada por Galileu há 400 anos.

Em Portugal, a organização do AIA2009 está a cargo da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) que nomeou uma Comissão Nacional para coordenar as diferentes actividades que vão decorrer no país.

Entre observações e exposições, vão acontecer em Portugal milhares de eventos, anunciados em vários websites nacionais e também no site internacional oficial do AIA 2009 (www.astronomy2009.org), que disponibiliza uma lista de projectos globais.

Tanto a nível internacional como nacional, estão já previstas inúmeras actividades, muitas delas tendo já começado. Não é portanto de estranhar se se encontrar telescópios nas ruas nos primeiros dias do Ano Novo um pouco por todo o mundo.”

Sem comentários: