domingo, 1 de fevereiro de 2009

Contribuir ou não para a AMSAT

Há dias, recebi uma carta da AMSAT-NA a pedir a colaboração de todos os radioamadores, com a finalidade de ser obtido financiamento para a construção e lançamento de novos satélites. Na qualidade de membro do President's Club, um programa de donativos anuais ou mensais, pensei na possibilidade de renovar a minha contribuição. Nestes tempos de crise, há que refrear um pouco os ânimos e pensar nas dificuldades que estão em curso. Um hobby não pode querer substituir-se a contingências da "vida real". Contudo, após uma reflexão sobre a hipotética obrigação moral que nós, radioamadores, deveremos ter para com a comunidade, surge-me a questão de fundo:

Devermos nós, utilizadores de satélites de amador, na medida do possível, ajudar financeiramente esses projectos?

A resposta a esta pergunta não é fácil. Eu sei, por experiência própria, que me sinto inclinado a fazê-lo. Ajudei financeiramente o projecto ARISS, o EAGLE e fui membro do President's Club. Eu sei que é difícil entregar dinheiro a alguém que não conhecemos, sem saber como vai ser aplicado. Penso, no entanto, que deverá existir um mínimo de confiança nas instituições, tanto mais que a AMSAT já mostrou serviço.

Em tempos de crise, poderemos vir a ter que esperar uns anos para que um novo satélite HEO veja a luz do dia. Até lá, gostava de saber a vossa opinião.

73 e espero-vos nos "pássaros".
CT1ETE, Paulo

Sem comentários: