quinta-feira, 12 de maio de 2011

Homenagem ao OSCAR 1

Em antecipação do 50º aniversário do lançamento do primeiro satélite do serviço de radioamador, que se celebra em Novembro, a ARRL  vai expôr uma réplica funcional do OSCAR 1 durante a  Dayton Hamvention, no Ohio, que se realiza entre os dias 20 e 22 de Maio.


A nave, um réplica que é parte do espólio da associação, foi alvo de uma remodelação de todos os seus sistemas electrónicos e, tal como o seu "duplo" que esteve em órbita 22 dias, irá a emitir "HI HI" na frequência de 145Mhz.
 
Para proceder à restauração, os técnicos da ARRL contactaram alguns dos membros sobreviventes do grupo que construiu o  OSCAR 1, que acabaram por revelar uma série de factos interessantes sobre a história do primeiro satélite de serviço de radioamador.

Do artigo publicado, na íntegra, no site da organização, fica-se a saber, por exemplo, que o esquema eléctrico original, em posse da ARRL e publicado no mesmo ano na revista QST, foi deliberadamente alterado para proteger segredos nacionais e que o custo total do satélite ficou em 68 dóllars (cerca de 48 euros).

fonte: ARRL

Sem comentários: