domingo, 26 de agosto de 2007

SATÉLITE FO-29 SEMI-OPERACIONAL

Após vários problemas com as baterias e com o sistema de carregamento das mesmas, o satélite FO-29 permanece totalmente fora de actividade desde o dia 4 de Maio de 2007. Os controladores da JARL, que controlam o satélite aqui da Terra, tentaram por várias vezes restaurar os comandos mas não tiveram sucesso. Depois de várias tentativas, os controladores do FO-29 conseguiram restaurar parcialmente os comandos e agora o satélite está semi-operacional.

O radioamador japonês Masa, que possui o indicativo de chamada JN1GKZ, disse que o FO-29 está com as baterias perto do fim de vida e o sistema de carregamento automático não está a funcionar. Para que os controladores da JARL possam restaurar os comandos e colocar o satélite em funcionamento é necessário que o sistema de carregamento das baterias funcione perfeitamente.

A JARL pede a todos os radioamadores operadores de satélites que os auxiliem na recepção dos sinais do beacon. Mika, que possui o indicativo de chamada OH8MBN e mora na Finlândia, disse ter recebido sinais fortes do FO-29. Também outro radioamador do Canadá, Bruce VE9QRP, disse que os sinais do satélite estavam audíveis e muito fortes numa das passagens sobre aquele país.

Para enviar a sua reportagem de sinal do FO-29 utilize o e-mail abaixo, enviando também um arquivo de áudio para confirmação.

lab@jarl.or.jp

Fonte: MAURICIO BERALDO PY4MAB

Sem comentários: