domingo, 26 de agosto de 2007

Satélites Meteorológicos

Hoje em dia, qualquer computador permite que os sinais dos satélites meteorológicos possam ser recebidos individualmente nas nossas casas. Recorrendo a um dos muitos programas existentes, estes sinais são descodificados com um simples computador adicionado a um interface ou a uma placa de som.

Existem dois tipos de satélites meteorológicos que se podem receber:

Polares e Geoestacionários.

Os satélites de órbita polar, chamada assim por viajarem do pólo norte ao pólo sul, são fáceis de receber. Estes circulam a uma altura de cerca de 700 quilómetros. As suas imagens são de uma extraordinária beleza. Em dias claros é possível avistar perfeitamente rios ou cidades.

Cada satélite visualiza uma imagem com os seus sensores e envia-a para terra na banda de VHF, o que é relativamente fácil de captar. As frequências dos polares estão dentro da banda dos 137 Mhz. As imagens captadas são enviadas a uma velocidade de duas linhas por segundo, o que faz com que leve 9 minutos para se obter uma imagem completa. Uma vez recebida, com um programa adequado podemos ampliar com zoom a zona que mais nos interessa, e imprimi-la. Podemos também, mediante um adaptador conectado ao computador, convertê-la em vídeo, gravá-la e visualisá-la.

O segundo tipo de satélites meteorológicos é o tipo geoestacionário. Estes estão a 36.000 quilómetros do equador da terra, estando sincronizados com ela e rodando com esta uma vez cada 24 horas. Transmitem imagens durante todos os dias do ano e quase durante 24 horas. Um destes satélites é o Meteosat, que emite na banda de 1,6 Ghz e envia os seus sinais em dois canais diferentes. Para captar as suas emissões temos que ter uma parabólica com pelo menos 1 metro de diâmetro e foco central, um iluminador para a banda de 1,6 Ghz e um conversor de sinal para poder captá-lo no receptor.

Download de sofware :

Satsignal:
http://www.david-taylor.myby.co.uk/software/satsignal506.zip

Wxtoimg:
http://www.wxtoimg.com/beta/new.html

WxSat:
http://users.xplornet.com/~konecny/earth/inst259e.exe

Sem comentários: