sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

APRS e reflexão via meteoritos



Uma ideia que tem vindo a ganhar consistência na lista aprssig é a de enviar pequenas mensagens pelo sistema APRS, na banda dos 6 metros e via reflexão de meteoritos ( meteorscatter). O uso principal deste sistema seria o de utilizar este modo de packet em situações de emergência in extremis , quando os sistemas de comunicação existentes tradicionalmente falham.

O conceito é similar à experiencia conduzida durante o ano passado, em que pequenas mensagens eram captadas por vários satélites radioamador, incluindo a ISS, e depois retransmitidas, via email, ao seu destinatário. Bob Brunninga, WB4APR, já avançou com uma proposta para se implementar um sistema de Igates nos 6 metros, de forma a captar as mensagens, que seriam transmitidas repetitivamente ao longo de um determinado período de tempo. Desta forma, aumentaria a probabilidade da reflexão dos sinais na atmosfera, ionizada pelo constante bombardeamento de minúsculos meteoros.

Para que o projecto seja realizável, já se determinaram pequenas alterações na estrutura das mensagens a enviar, de forma a simplificar a entrada e envio de conteúdos. Um esquema básico da estrutura a montar mostra que é possível cobrir todo o território norte-americano com apenas cinco estações de iGate.

A ideia tem pernas para andar, já que os radioamadores norte-americanos beneficiam, neste momento, da desactivação de sistemas de comunicação comercial e estatal em VHF-Low. Isto resulta num influxo de rádios usados e baratos no mercado, que podem ser facilmente convertidos para a banda dos 6 metros. Em antecipação, William Diaz, KC9XG, já adicionou novas funcionalidades de meteor scatter ao programa da sua autoria, o Asatlogger.

CT2IWW

Fonte: aprssig
Foto: astrosurf.com

Sem comentários: