quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Telemetria CO-58 e CO-57 em CW

A descodificação da telemetria em CW dos satélites sempre foi um problema devido à velocidade e ao efeito doppler. Os programas de descodificação por software teriam facilidade de descodificar pela velocidade, pois sendo uma máquina a transmissão do satélite é impecável, mas a variação da tonalidade devido à correcção de frequência faz com que o programa perca o sincronismo e assim muitos caracteres. Também os estalidos e interferências de estações próximas, faiscamento de equipamentos eléctricos, etc... afectam muito isto.

Obviamente telegrafistas treinados e com bom "ouvido" não sofrem este efeito, mas tratando-se de operar vários controles do rádio, antenas, etc... e ainda descodificar é para "cobras", o que não é o meu caso.

A minha primeira tentativa foi gravar todo o áudio da passagem e depois passar em um descodificador via placa de som. O resultado foi ruim porque o programa perdia o sincronismo a cada variação de frequência. Tentei reduzir a velocidade e descodificar ouvindo, mas o ruído e estalidos fazia com que eu não pegasse bo
a parte do texto. Abrindo o arquivo wav no meu programa editor (Audacity) para converter em mp3, observei que a forma de onda definia bem os caracteres do CW. Então parti para uma descodificação tipo audio-visual onde consigo descodificar mesmo no meio do ruído conforme abaixo sinais recebidos do XI-V:

Clique na imagem para aumentar e aqui para ouvir esta trilha.

O som está relativamente bom devido ao filtro de CW, mas quem não tem habilidade na recepção do código morse pode se valer do visual para ajudar. Veja que não se trata de saber ou não telegrafia e sim recuperar o que foi perdido durante a passagem. Para os proprietários do satélite importa uma decodificação confiável da telemetria onde são números e letras que quando reportado aos adiministradores eles podem avaliar o desempenho do satélite fora do alcance da estação de controle.


A telemetria a
baixo foi de uma passagem apenas:




Algumas mensagens de texto transmitidas pelo XI-V em várias órbitas:


A transmissão do XI-IV é mais simples, apenas uma mensagem de texto e a telemetria, abaixo o que usei para confirmar o QSL. Os dados foram o que copiei, o restante é a descodificação usando
o programa fornecido pela Universidade de Tokyo:


Este programa funciona em Linux/wine, já os do XI-V não, teria que instalar o framework (ou algo assim...) o que não me interessava. Quem tem Windows pode tentar, com certeza ficaria um trabalho interessante. No site do XI-V tem o programa que inserindo os dados capturados fornece as condições do satélite naquele momento.

Bem, espero que os colegas tenham sucesso na caçada a estes satélites e na descodificação da telemetria. Para receber o cartão do XI-V e do XI-IV, ver a página Verification Card.

Créditos: PY3VHQ


Sem comentários: