sexta-feira, 9 de março de 2007

Atlas-5 lança seis satélites militares




Por Rui C.Barbosa

A Força Aérea dos Estados Unidos lançou a missão STP-1 (Space Test Program-1) às 0310:00,243UTC do dia 9 de Março a partir do Complexo de Lançamento SLC-41 do Cabo Canaveral AFS.

Um foguetão Atlas-5/401 (AV-013) transportou seis satélites militares para duas órbitas distintas localizadas a 492 km de altitude (inclinação de 46,0º) e 560 km de altitude (inclinação de 35,4º).

Na missão STP-1 está incluída a missão Orbital Express da DARPA que pretende testar os procedimentos para as operações de encontro em órbita totalmente automatizadas e que no futuro poderão ser utilizadas para reparar ou reabastecer satélites em órbita. Esta missão será localizada a uma altitude de 492 km tal como o satélite MidSTAR-1 da Academia Naval dos Estados Unidos. Este satélite pretende demonstrar a transferência de dados de um satélite através de uma ligação RF.

A 560 km de altitude serão colocados os satélites STPSat-1 (que pretende estudar a detecção de agentes químicos e biológicos, além de proceder á detecção de electrões atmosféricos e dos efeitos RF), o CFESat (que vai levar a cabo a detecção e geo-localização de sinais VHF/UHF, além de ter a capacidade de proceder à reconfiguração da sua órbita e de estudar as técnicas de mitigação SEU - Single Event Upset) e o satélite Falconsat-3 (que estudará os sistemas de controlo de atitude por micro-propulsão, irá levar a cabo uma caracterização atmosférica da ionosfera e a caracterização da turbulência de plasma no ambiente em seu redor).

Do Boletim "Em Órbita"

Sem comentários: