sábado, 24 de março de 2007

Soyuz TMA-10 (ISS-14S) Relatório de Missão n.º 2

Por Rui C. Barbosa.

Continuam os preparativos para o lançamento da missão Soyuz TMA-10 no dia 7 de Abril de 2007.

A 19 de Fevereiro o quinto 'turista espacial', Charles Simony, chegava a Moscovo no seu próprio avião para dar início ao seu treino final antes do lançamento. No dia 21 de Fevereiro foi levada a cabo uma sessão de treino pelos três membros da trioulação, Oleg Kotov e Fyodor Yurchirkin (Expedição 15) e Charles Simonyi (Tripulação de Visita n.º 12). Os treinos foram levados a cabo em Korolev, região de Moscovo, e os especialistas da Corporação RKK Energia familiarizaram os cosmonautas com os procedimentos de melhoramento do software do sistema informático do segmento russo da ISS. Os cosmonautas familiarizaram-se com a rede informática da ISS e com o equipamento Zveno-B para a troca de informação adicional entre o segmento russo e o controlo de missão em Moscovo. Nesta altura, Charles Simonyi recebeu formação sobre o manuseamento de equipamento fotográfico e de vídeo, além de equipamento de rádio amador que irá utilizar a bordo da ISS.

A verificação do sistema eléctrico da Soyuz TMA-10 era finalizada em finais de Fevereiro e a 1 de Março tinha lugar uma nova sessão de treino em Korolev. Posteriormente o Presidente da Corporação RKK Energia Serguey Korolev, N. N. Sevastyanov, recebeu os membros das duas tripualções da Soyuz TMA-10 (a tripulação suplente é composta pelos cosmonautas Mikahil Korniyenko e Roman Romanenko) e os dois membros americanos da Expedição 15 (Clayton Anderson e Gregory Chamitoff). Durante o encontro os cosmonautas e astronautas discutiram a missão que irão levar a cabo, trocando propostas para melhorar a performance. Após o encontro, foi levada a cabo uma visita ao museu da corporação onde tiveram a oportunidade de observar o módulo de descida da Vostok-1.

Uma sessão de treino destinada a familiarizar os cosmonautas com as ferramentas que serão utilizadas em tarefas de manutenção e reparação foi levada a cabo a 9 de Março. Os cosmonautas levaram também a cabo uma sessão de treino com os especialistas do Instituto de Problemas Médicos e Biológicos, tendo ensaiado os procedimentos de trabalho com a experiência 'Pilot'.

A 13 de Março teve lugar uma reunião onde se analisou o progresso dos preparativos da Soyuz TMA-10. No final da reunião foi decidido prosseguir com os preparativos finais da Soyuz TMA-10 para o seu lançamento.

Os testes finais da tripulação da Soyuz TMA-10 tiveram lugar a 22 de Março com os três membros a serem classificados como 'excelentes' (os exames foram iniciados a 19 de Março no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin). Neste dia foram iniciados os testes pneumáticos do foguetão lançador da Soyuz TMA-10 e foram verficados os painéis solares da cápsula espacial.

A Soyuz TMA-10 será lançada no dia 7 de Abril de 2007 às 1731:03UTC por um foguetão 11A511U-FG Soyuz-FG (019) a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 'Gagarinskiy Start' (17P32-5).


Fonte: Boletim Em Órbita

Sem comentários: