sábado, 3 de março de 2007

Programa OCTOPUS - dia aberto para a ciência e tecnologia

Foi criado em Portugal pela AMRAD, que coordena técnica e pedagogicamente a participação de alunos de escolas básicas do concelho de Oeiras.

É uma actividade que decorre no próximo Sábado, no Observatório Aeroespacial de Oeiras, no Centro de Juventude de Oeiras. É uma jornada da Escola ABerta para a Ciência e Tecnologia, em que participam alunos e professores. Trata-se de uma iniciativa do programa OCTOPUS, criado na Holanda.

No sábado, dia 10 de Março entre as 10:00 e as 16:00 horas, as escolas Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manuel Vaz de Barcarena, duas escolas do concelho de Oeiras, participarão no programa OCTOPUS, um projecto educativo integrado na iniciativa ABC SCIENCE (After Biep and Chip Scientific Cooperation In Europe Needs Clever Education).




Participam neste projecto diversas organizações holandesas de amadores de rádio, ao contrário de Portugal. Naturalmente que na Holanda este é mais um projecto apoiado pela Veron, a associação filiada na IARU. É um projecto criado e coordenado por Dick Fijlstra, PA0DFN, professor e director escolar.

Várias dezenas de crianças, alunos do concelho e Oeiras, vão, ao longo de uma jornada aberta, aprender pequenas tecnologias, a começar por reciclar componentes e materiais electrónicos, conhecendo a sua possível toxicidade. Vão fazer jogos de radiolocalização, comunicar via rádio em inglês com outras crianças da Holanda através de satélites e de estações de ondas-curtas. Mas também vão aprender a construir um pequeno receptor de rádio, que depois através de vídeo-conferência, irão mostrar aos seus colegas holandeses como funcionam os seus receptores de rádio, feitos por ambas as escolas de Portugal e Holanda.

Fonte: AMRAD

Sem comentários: