quinta-feira, 15 de março de 2007

STS-118 OV-105 Endeavour (ISS-13A.1) - Relatório de Missão n.º 1

Por Rui C. Barbosa.

O Boletim Em Órbita inicia hoje a publicação dos Relatórios de Missão para o próximo voo do vaivém espacial OV-105 Endeavour que deverá ter lugar a 28 de Junho de 2007.

O vaivém espacial Endeavour permanece no interior das instalações OPF-2 (Orbiter Processing facility bay 2) e os técnicos continuam a preparar o veículo para o seu primeiro lançamento em mais de quatro anos. O vaivém espacial Endeavour passou por um extensivo período de modificações, incluindo a adição de todos as características de segurança que foram anteriormente adicionadas ao Discovery e ao Atlantis.

Esta semana os técnicos procederem com sucesso à manutenção do ciclo de refrigeração da célula de combustível n.º 2. Encontra-se a decorrer os testes prévicos de colocação da carga no veículo.

Foi já finalizada o teste e verificação da interface do sistema der manobra orbital e do sistema de controlo de reacção frontal. Foi também finalizada a verificação do sistema hidraúlico e do sistema de controlo de voo. Estão a ser instaladas as barreiras térmicas da porta do trem de aterragem dianteiro antes da realização dos seus testes funcionais.

A tripulação da missão STS-118 é composta por Scott Edward Kelly (2); Charles Owen Hobaugh (2); Dafydd (David) Rhys Williams (2); Barbara R. Morgan (1); Richard Alan Mastracchio (2), Tracy E. Caldwell (1) e Clayton C. Anderson (1).

A missão STS-118 deverá transportar a secção S5 para a ISS.

Fonte: Boletim Em Órbita

Sem comentários: