segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Radio Meteoros



Existem, no momento, vários sistemas, oficiais e amadores, que utilizam a rádio para a detecção da entrada de meteoros e meteoritos na atmosfera. A ionização súbita causada pelo impacto violento destes corpos, que se incendeiam rápidamente, serve para reflectir de volta à Terra ondas em VHF que, normalmente, continuariam a sua viagem em direcção ao Espaço.
Aliás, é relativamente fácil conduzir a experiência, com um rádio SSB que sintonize as os canais de televisão comercial, um pouco acima da banda dos 6 metros. Em Portugal, a frequência dos 55.275mhz tem-se mostrado uma excelente fonte de sinais. Impossível de receber directamente, pode-se ouvir o característico "ping" da portadora de vídeo quando é reflectida bem longe do seu raio de alcance.
A Nasa tem online uma experiência similar, que conduz há já alguns anos, o NAVSPASUR. Utiliza um receptor Icom R-8500 sintonizado na frequencia de 217.927mhz e uma antena de 13 elementos, apontada ao céu directamente acima. Fica aqui o link para o feed, em tempo real.

CT2IWW
Fonte: Roswell Astronomy Club
Foto: W7FFT

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente link da NASA o NAVSPASUR!, apesar de momento dar connection timed out :(

Outro exemplo da utilização da rádio para detecção de meteoritos é o OSWIN 53 MHz RADAR, utilizado pelo virgo. (http://www.dl1dbc.net/Meteorscatter/info.html?#oswin)

Anónimo disse...

Eu sei que já lá vai um tempo desde que este artigo foi publicado... Mas gostaria de saber onde, em Portugal, se podem adquirir rádios SSB, a preços acessíveis.

Excelente post!