O popular AO-51 está de novo operacional, após mais um período de "blackout" em que o repetidor FM do satélite deixou de emitir durante várias horas.
Os blackouts são agora uma realidade na vida deste microsat, numa altura em que as baterias de bordo começam a dar sinais evidentes de desgaste.
Isto resulta numa diminuição na sua capacidade de recarga, particularmente nas alturas em que o Sol não ilumina os painéis solares na sua totalidade.
Contudo, a equipa de controlo de missão consegue comandar o satélite pontualmente para a sua operação em modo de conservação de energia, permitindo assim a sua utilização pela comunidade radioamadora.
Tal como outros satélites do género e que sofrem do mesmo problema, é sempre uma boa ideia visitar a página web da missão para consultar os dados mais recentes sobre o "estado de saúde" do AO-51 antes da sua operação.
Para o mês de Abril, o microsat opera numa configuração V/U, com a entrada do repetidor nos 145.880Mhz (sem tom de protecção) e emissão nos 435.300Mhz
fonte: AMSAT
imagem: DK3WN Satblog
Sem comentários:
Enviar um comentário