terça-feira, 19 de abril de 2011

AO-51 em modo de poupança

O popular AO-51 está de novo operacional, após mais um período de "blackout" em que o repetidor FM do satélite deixou de emitir durante várias horas.



Os blackouts são agora uma realidade na vida deste microsat, numa altura em que as baterias de bordo começam a dar sinais evidentes de desgaste.

Isto resulta numa diminuição na sua capacidade de recarga, particularmente nas alturas em que o Sol não ilumina os painéis solares na sua totalidade.

Contudo, a equipa de controlo de missão consegue comandar o satélite pontualmente para a sua operação em modo de conservação de energia, permitindo assim a sua utilização pela comunidade radioamadora.

Tal como outros satélites do género e que sofrem do mesmo problema, é sempre uma boa ideia visitar a página web da missão para consultar os dados mais recentes sobre o "estado de saúde" do AO-51 antes da sua operação.

Para o mês de Abril, o microsat opera numa configuração V/U, com a entrada do repetidor nos 145.880Mhz (sem tom de protecção) e emissão nos 435.300Mhz

fonte: AMSAT

Sem comentários: