segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os enigmáticos irmãos Cordiglia

Os irmãos Judica-Cordigilia são dos mais enigmáticos pioneiros na rádio escuta, tendo ganho fama em plena guerra fria quando conseguiram, graças à sua enorme curiosidade e destreza técnica, desvendar os segredos mais bem guardados dos programas espaciais soviéticos e norte-americanos.


Em particular, os dois entusiastas conseguiram descobrir grande parte das frequências de rádio utilizadas pelos duas nações na emergente corrida ao espaço uma altura em que, ao contrário do que acontece hoje, os planos de actividade das respectivas agências espaciais eram tratados como verdadeiros "segredos dos deuses".

Alguns dos achados dos irmãos são ainda hoje tema de um aceso debate, em particular uma série de episódios em que os dois estão convencidos terem recebido sinais provenientes de missões soviéticas que resultaram em desastre e mesmo na morte de cosmonautas, algo que até à data, é veementemente negado pelos responsáveis russos.



No Youtube circula um excelente documentário que já passou em alguns canais do sistema de cabo em Portugal e que achamos ser de visualização obrigatória para quem se interessa pelo tema das comunicações espaciais.

fonte: The Lost Cosmonauts

Sem comentários: