sexta-feira, 1 de abril de 2011

Morse em Marte


A Nasa prepara-se para lançar algures no próximo Outono um novo veículo “rover” para explorar a superfície do planeta vermelho, numa missão que deverá ter início em meados de Agosto de 2012.

 Denominado Curiosity, o novo explorador da agência espacial norte-americana pesa cerca de 900 quilogramas e, à semelhança dos modelos enviados anteriormente, a sua movimentação pela superfície de Marte vai deixar impressões do rodado na camada de poeira fina que reveste o planeta.



As marcas deixadas pelo anterior rover, o Opportunity, tinham uma assinatura especial, mas sem qualquer significado, graças a uma série de furos feitos nas suas rodas metálicas, utilizados para o segurar o veículo ao módulo de aterragem através de um sistema de cavilhas.

O novo veículo não necessita deste sistema mas o sentido de humor dos engenheiros do Jet Propulsion Lab (JPL), onde o Curiosity está a ser montado, ditou que as rodas sejam mesmo assim perfuradas mas obedecendo a um esquema muito conhecido na comunidade radioamadora.



Eis a chave:
. - - -      J
. - - .       P
. - . .       L

fonte: ARRL
imagem: Nasa/JPL
vídeo: Nasa/JPL

Sem comentários: