domingo, 24 de abril de 2011

ARISSat-1: bateria descarregada anulou ativação

O que tem sido um rumor nas últimas semanas foi confirmado oficialmente pela AMSAT: a ativação especial do microsatélite ARISSat-1, que se encontra atualmente a bordo da ISS, falhou porque se descobriu na altura que a bateria do sistema se encontrava descarregada.



Poucos detalhes foram avançados na última newsletter desta organização mas citando uma conversa com a agência Roscosmos sobre o assunto, revelou-se que a bateria, um modelo original dos fatos de caminhada espacial Orlan, só tem capacidade para cinco ciclos de carga/descarga.

Este fato esteve na origem da anulação da missão especial do satélite, que a 12 de abril deveria ter assinalado o primeiro voo espacial tripulado, pelo cosmonauta Yuri Gagarin, há precisamente 50 anos nesse dia.

De acordo com a explicação dada pelos engenheiros russos à AMSAT, decidiu-se não ativar o satélite naquela data para não comprometer a sua missão principal, quando for lançado em órbita, durante uma caminhada espacial a ser realizada no dia 26 de julho.

fonte: AMSAT
imagem: Arissat 1

Sem comentários: