quinta-feira, 3 de março de 2011

Classificação de pequenos sats

Míni satélite

O termo "minissatélite", ou "pequeno satélite", refere-se geralmente a um satélite artificial com uma massa líquida (incluindo combusível) entre os 100 e 500 kg. São normalmente mais simples, mas usam as mesmas tecnologias dos satélites maiores.

Micro satélite

Micro satélite ou "Microsat" é utilizado para denominar um satélite artificial com uma massa compreendida entre os 10 e os 100 kg. Contudo, esta não é uma convenção oficial e, por vezes, o termo pode-se referir a satélites maiores. Alguns projetos que envolvem este tipo de nave trabalham em conjunto ou em formação. O termo genérico "pequeno satélite" também pode sr utilizado.


Nano satélite

O nano satélite ou "NanoSat" é a denominação normalmente aplicada a um satélite artificial com uma massa entre 1 e 10 kg. Programas que usam este tipo de satélite tem geralmente múltiplos satélites a operar em conjunto ou em formação (swarm). Alguns projetos utilizam um satélite “mãe”de maiores dimensões para comunicação com os controladores no solo ou para lançamento e ancoragem com nano satélites.


Pico satélite

Pico satélite ou "picosat" (não confundir com a série PICOSat de micro satélites) é geralmente utilizado para um satélite artificial com uma massa entre 0,1 e 1 kg. Tal como no caso dos nanosats, alguns dos projetos deste tipo têm geralmente vários pico satélites trabalhar em conjunto ou formação (swarm) e, da mesma forma, um satélite de maiores dimensões pode ser utilizado como a nave mãe para comunicações e controlo a partir do solo e ancoragem com outros satélites.

O projeto CubeSat, com 1 kg de massa máxima, é um exemplo de um picosatellite grande (ou NanoSat mínimo).

Fontes: Wikipédia, Small Satellite Home Page

Sem comentários: