segunda-feira, 14 de março de 2011

Plano de frequências do ARRISSat-1



Como já referimos aqui, o satélite ARISSSat-1, que se encontra na ISS a aguardar o seu lançamento, vai ser ativado no próximo dia 12 de Abril, em observação do 50º aniversário da primeira viagem espacial tripulada.

Este satélite foi desenvolvido na sequência do projeto Suitsat, que em 2006 lançou em órbita um fato de caminhada espacial Orlan vazio, de fabrico russo, equipado com um transmissor de rádio, baterias e sensores para medirem voltagem e a temperatura no seu interior.



Durante vários dias, o satélite improvisado emitiu mensagens gravadas em cinco línguas e telemetria, na frequência de 145.990Mhz, antes de cair de órbita e desintegrar-se na atmosfera terrestre.



Ao contrário do original, no novo Suitsat (também denominado ARISSat-1, RadioSkaf-V e Kedr) abandonou-se a ideia de utilizar um fato espacial como plataforma e optou-se por um desenho de raiz, de forma acomodar uma lista de objetivos mais ambiciosos.

Em termos de rádio, o ARISSat-1 vai emitir mensagens de voz em várias línguas e telemetria, à semelhança da modelo que sucede. O satélite estará também equipado com SSTV (Robot36), um transponder LINEAR SSB/CW e um novo modo digital experimental (BPSK-1000), utilizado em modo de rádio-baliza (beacon) e envio de telemetria.


Tal como o original, o satélite será lançado à mão, a partir da ISS, algures em Julho próximo, durante uma caminha ao exterior da estação espacial.

fonte: Arissat 1
vídeo: PY4MAB
plano de frequências: W5DID  e AA2TX

Sem comentários: