sexta-feira, 11 de março de 2011

Nave espacial vai a leilão

Para quem tem uns milhões à mão e não sabe o que fazer com eles, aqui está uma oportunidade única para ser o orgulhoso proprietário de uma nave espacial a sério.

 No próximo dia 12 de Abril, quando se comemora o 50º aniversário da primeira viagem tripulada espacial, a casa de leilões Sothebys, de Nova Iorque, vai por em licitação a cápsula Vostok 3KA-2 por um valor que se espera ficar entre os 2 e os 10 milhões de dollars (mais ou menos entre 1.5 e os 7 milhões de euros).



O lançamento desta nave, um modelo praticamente igual ao que Yuri Gagarin utilizou para a sua viagem histórica 20 dias mais tarde, a 12 de Abril de 1961, teve como passageiros um manequim e um cão, que estiveram em órbita durante um dia.

O licitador que ganhar o leilão, caso se concretize, irá ser o orgulhoso proprietário de uma bola de liga de alumínio com cerca de 2,5 metros de diâmetro que ainda tem as marcas do calor intenso a que foi sujeita quando reentrou na atmosfera.



Quanto ao interior, o novo dono deve estar de sobreaviso: a única assoalhada vem por mobilar. Cerca de 800kg de equipamento foram retirados da cápsula, antes de passar para o domínio privado, por razões de "segurança nacional".

imagens: technabob.com

Sem comentários: