segunda-feira, 14 de março de 2011

Digi da ISS em suporte de comunicações de emergência

 

Várias organizações e radioamadores individuais mobilizaram-se rapidamente durante o passado fim de semana para responder à catástrofe que se abateu no Japão, após um violento sismo ter danificado severamente a infraestrutura de grande parte da orla costeira norte do país.

O desastre, que destruiu cidades inteiras e causou a morte a milhares de pessoas, afetou  as estações de energia nuclear do país e já é considerado como "a pior catástrofe" do Japão, desde a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com mensagens trocadas entre Bob Brunninga, W4APR, e vários radioamadores japoneses, o sistema  APRS da Estação Espacial Internacional encontra-se ligado e a está a funcionar como digipeater alternativo pelo menos seis vezes durante o dia, sobre o Japão.

O autor do modo APRS forneceu instruções aos seus colegas JA, através da lista aprssig, em como modificar o path para que a ISS possa funcionar como link entre vários sistemas de packet japoneses e também a internet.

Várias nets estão também activasem HF e pede-se aos radioamadores que não se encontaram na área do desastre que evitem de utilizar as frequências abaixo listadas:

3.525MHz +/-5kHz 
7.030MHz +/-5kHz 
14.100MHz +/-10kHz
21.200MHz +/-10kHz
28.200MHz +/-10kHz

imagem: NASA

Sem comentários: