sexta-feira, 8 de abril de 2011

ARISSat-1 ativado a partir de dia 11

O ARISSat-1 vai ser ativado na proxima segunda-feira, dia 11 pelas 14:30 UTC e estará no ar até às 10:30 UTC de quarta-feira, dia 13.



A ativação deste satélite, que ainda se encontra na ISS a aguardar o seu lançamento, faz parte de um conjunto de atividades que vão assinalar os 50 anos do primeiro voo espacial tripulado da história, pelo cosmonuta Yuri Gagarin.

O modelo de operação do ARISSat para esta ativação vai estar condicionado pelo esquema de alimentação elétrica, que será realizado a partir das baterias internas do satélite.

As transmissões vão-se efectuar por um período de 40 a 60 segundos, após o qual se observa uma pausa de 2 minutos, para conservar energia.

As frequências de operação serão as seguintes:

14.950Mhz - Rádio baliza que vai alternar entre identificação em voz, telemetria, 24 saudações internacionais em 15 línguas (uma delas vai ser uma conversação original entre Gagarin e controlo de missão) e imagens em SSTV.

145.919 - Rádio baliza CW com mensagens de identificação, telemetria e indicativos de pessoas envolvidas no programa ARISS

145.920 - Telemetria no protocolo BPSK-1000, um novo modem digital desenvolvido por Phil Karn, KA9Q.

Um certificado comemorativo será oferecido a quem enviar um log de receção para os endereços de email gagarin@arissat1.org ou yuri@arissat1.org com, descrevendo o que recebeu, a hora UTC em que escutou a transmissão e, se possível, uma trama que indique a voltagem da bateria a partir dos dados de telemetria.

De acordo com os planos da agência espacial russa, a Roscosmos, o ARSSat-1 será posto em órbita em Julho, durante uma caminhada espacial em que o satélite será lançado manualmente.

fonte: AMSAT
imagem: Arissat 1

4 comentários:

ALF007 disse...

Tenho uma pequena duvida:

Eu uso o Software Orbitron para me auxiliar. Mas ainda não o ARISSat-1.
Também li que este satélite ainda se encontra na ISS á espera do seu lançamento.

Então vou ter que seguir a ISS para poder receber o ARISSat-1? Estou correcto?
______________
Manuel

Unknown disse...

Exacto, segue a ISS já que o satélite ainda se encontra no seu interior. Eles vão ligar o satélite a umas antenas que se encontram no exterior de um dos módulos da estação.
Depois não se esqueça de nos dizer o que escutou!
73´s

ALF007 disse...

Boas tardes CT2IWW.

Obrigado por ter esclarecido a minha duvida.
As 14:30 estão a chegar. Falta pouco.
Eu depois digo alguma coisa se escutei ou não.

73's
__________________
Manuel

ALF007 disse...

Bom dia!

Bem... eu estive atento os 3 dias e nada. até cheguei a colocar o despertador para as 6 horas porque a ISS passava mesmo por cima do meu QTH.

Nada! Não escutei nada.
Também estive atento em ao sinal da ISS e não ouvi nada, coisa que era perfeitamente normal ouvir.

Fica para uma proxima.

73
_________
Manuel