sábado, 13 de janeiro de 2007

SSTV na ISS



Recebemos esta notícia do ISS FAN CLUB do Brasil que transcrevemos.

Em breve seguira para a Estação Espacial Internacional um novo computador que será ligado aos equipamentos de Radioamador. Este novo computador de mão (laptop) trará um novo modo digital para nós Radioamadores aqui na terra.

Em outubro de 2006 o astronauta Pavel Vinogradov tentou configurar o software que transmitira imagens no modo SSTV só que não obteve êxito. Por este motivo o idealizador dos rádios na ISS, Kenneth Ranson, resolveu enviar um computador já configurado e funcionando perfeitamente.

Possivelmente, agora em janeiro, nós já consigamos receber imagens ao vivo do espaço através do SSTV. Para que todos possam receber essas imagens da ISS em seu computador basta instalar o programa para SSTV conhecido como MMSSTV. Este software é de fácil instalação e para receber as imagens basta ligar a saída de som de seu radio direto na entrada de microfone do computador.

A propagação nas faixas de HF melhorará somente no final de 2007 e possivelmente atingindo seu pico em 2011. isso dificulta bastante a recepção e a transmissão de sinais em SSTV.

Para ajudar aos colegas na recepção e transmissão de sinais de SSTV eu estarei durante toda esta próxima semana na faixa de 40 metros em 7170 USB transmitindo e recebendo sinais.
Permanecerei em casa no período da tarde das 16:00 as 18:00 esperando pelos colegas que quiserem participar.

Os satélites de órbita baixa são muito rápidos em suas passagens então é interessante treinar a recepção para não perder nenhuma imagem enviada pela Estação Espacial Internacional.

Grande abraço

MAURICIO BERALDO PY4MAB

Sem comentários: