sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Alunos de Oeiras vão contactar astronautas

Chegou-nos um press release da AMRAD que transcrevemos.

26 de Fevereiro
15H51
Observatório Aeroespacial de Oeiras

34 alunos do concelho de Oeiras, entre os 6 e os 18 anos, vão efectuar uma tentativa de contacto com a tripulação da ISS– International Space Station (estação espacial internacional), que orbita no nosso planeta, a uma altitude de 350 km com uma velocidade orbital de 28.500 km por hora.

Esta tentativa de contacto está marcada para a próxima segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, às 15:51 horas UTC (hora local), a partir do Observatório Aeroespacial de Oeiras, situado no Centro de Juventude, localizado na Alameda Conde de Oeiras.

A tripulação da ISS, que participa na Expedição 14, é constituída pelo comandante Michael Lopez-Alegria, e pelos engenheiros de voo Mikhail Tyurin e Sunita Williams.

O contacto com estas crianças e jovens será estabelecido pela astronauta Sunita Williams, de nacionalidade americana.

De ascendência indiana, Sunita Williams formou-se em engenharia e educação física. Foi seleccionada para os quadros da NASA em 1998, e participou na formação de astronautas, como cursos intensivos de sistemas de vaivém espacial e da estação espacial internacional, participando na Expedição 1 à ISS.

A Expedição 14, voou para a ISS em Setembro de 2006, devendo regressar à Terra em Abril de 2007.

Se o contacto for sucedido, estes serão os primeiros jovens portugueses, desde Portugal, a comunicar directamente com astronautas numa missão espacial tripulada.

Os alunos são provenientes das escolas Manuel Vaz de Barcarena, Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Camilo Castelo Branco de Carnaxide.

Este projecto educativo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, é promovido pela AMRAD, uma organização privada de profissionais de engenharia, técnicos, peritos e professores, que quer divulgar em Oeiras as ciências e tecnologias, sensibilizando as crianças para novas profissões capazes de promover o desenvolvimento e a economia do conhecimento no concelho.

Sem comentários: