terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Astronautas passam mau bocado na ISS

Notícia que nos chega do ISSFANCLUB

Os astronautas da expedição 14 Sunita Williams, Mike Lopes Alegria e Mikhail Tyurin dedicaram todo o domingo dia 11 de fevereiro para efetuarem reparos no sistema de energia do complexo espacial.

De acordo com notícias enviadas pela NASA, os astronautas a bordo não passaram por momentos de perigo, mas sim por um momento de muito trabalho para descobrir o problema.

No horário da 01:00 am EST um dos canais do painel solar do modulo P4 apresentou problemas elétricos e perdeu sua capacidade de carregar as baterias. Com o problema, os astronautas perderam todo o controle de distribuição de força do painel solar.

Esses problemas resultaram em um período temporário de silêncio no sistema de comunicações entre a Estação Espacial Internacional e os controladores na NASA. Com a falta de energia foi perdido o controle do giroscópio numero dois.

A Estação Espacial Internacional nunca perdera o sentido de sua órbita, pois existem a bordo quatro giroscópios que orientam todo o complexo espacial, direcionando-o em seu trajeto correto. Esses giroscópios são monitorados diariamente pelos astronautas.

Neste período de falta de energia a ISS foi orientada por somente dois giroscópios, dado que o numero três também apresentou problemas, voltando a funcionar assim que os astronautas repararam os problemas.

Com a ajuda dos controladores na Terra os reparos foram efetuados e concretizados na manhã de segunda-feira, dia 12 de fevereiro de 2007.

Os controladores da NASA acreditam que este foi um problema isolado e que não acarretará problemas à tripulação a bordo.

MAURICIO BERALDO PY4MAB

Sem comentários: