terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Diversos organismos internacionais apoiaram alunos portugueses

Da AMRAD chega-nos a seguinte informação.





No âmbito do programa educativo da ARISS - Amateur Radio on International Space Station, uma iniciativa para a Educação e promoção da Ciência, apoiada pelas NASA, pela Agência de Energia Russa e pela ESA, entre outras agências espaciais internacionais, como Canadá e Japão, a ARISS organismo de que a AMRAD é membro desde a sua fundação, proporcionou a alunos finalistas de três escolas do concelho de Oeiras, uma experiência viva, de ciência e de comunicações espaciais.

Este projecto teve a duração de 3 anos lectivos, foi apoiado e divulgado por um vasto leque de organismos internacionais, não se revelando contudo, que o tema versado tivesse suscitado algum interesse e colaboração, da parte da informação portuguesa do radioamadorismo, quer também de outros organismos de radioamadorismo em Portugal, facto que lamentamos assinalar.

Este facto revelou afinal aquilo que todos sabemos, salvo algumas excepções, que o tema preferido pelos radioamadores é definitivamente, o lado lúdico e desportivo, competitivo, daquilo que a rádio lhes pode individualmente proporcionar.

Não existe nenhum organismo nacional capaz de mobilizar e promover a coesão e a cultura, não existe espírito de grupo, nem meios, nem empenho em prestar um serviço cultural diferenciado de manifesta utilidade pública.

Concluímos que os aspectos da Educação e da Cultura da Ciência e Tecnologia susceptíveis de serem promovidos e veiculados através do Serviço de Amador e Amador de Satélite, são ainda, aspectos irrelevantes e de menor importância.

Este trabalho foi possível graças à colaboração e apoio da tripulação da ISS, designadamente da astronauta Sunita Williams, KD5PLB da 14ª Expedição.

Para mais notícias veja em: http://www.amrad.pt/ariss.php

Sem comentários: