terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

EAGLE aprovado pela AMSAT















Controladores e Directores da AMSAT aprovaram as órbitas e os equipamentos que serão utilizados no satélite Eagle, que será lançado para o espaço em 2010.

O satélite Eagle será um satélite que revolucionará toda a comunicação utilizada por radioamadores operadores de satélites. Ele irá trabalhar nos modos SSB e CW e possuirá um transponder nas bandas de UHF e VHF. Utilizara órbitas próximas às utilizadas pelos satélites AO-13 e AO-40, que apresentaram problemas de funcionamento.

O satélite Eagle possuirá também um transponder com uplink na banda L e um downlink na banda S1, na faixa de 2.4 Ghz.

Utilizando o Eagle, o radioamador operador de satélites poderá enviar mensagens rápidas de tipo SMS nas faixas de VHF e UHF. Este sistema de envio de mensagens poderá ser utilizado pela estação na Terra, utilizando 75% da órbita do satélite.

O Eagle vai ser um satélite com muitas novidades. Utilizará um sistema revolucionário de processamento de sinal para melhorar a transmissão e recepção das estações de radioamadores aqui na Terra. Este sistema incluirá um modo repetidor nas bandas S2, com um uplink na frequência de 3.4 Ghz e um downlink na banda C, na frequência de 5.8 Ghz. As antenas instaladas no Eagle para esta modalidade serão eletricamente ligadas para a redução de intermodulação e os radioamadores aqui na Terra poderão utilizar 75% da órbita do satélite nesta modalidade.

Também estará disponível no satélite Eagle um uplink na banda L que necessitará de uma segunda antena aqui na Terra. Este uplink foi criado para auxiliar os radioamadores da Região 1, pois a faixa de 3.4 Ghz não esta disponível para radioamadores nessa região.

Sendo ainda um satélite com inúmeras novidades e frequências, os controladores não esqueceram os colegas dos modos digitais e criaram um transponder com envio de dados em altíssima velocidade, possibilitando o envio de imagens e envio de vídeos utilizando uma parabólica de 2 metros de diâmetro através das bandas S2 e C.

Fonte: AMSAT

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