quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Lançamento do Atlantis adiado


Imagem: NASA via NASASpaceflight.com

Por Rui C. Barbosa

O lançamento do vaivém espacial OV-104 Atlantis para a missão STS-117 (ISS-13A) previsto para o dia 15 de Março, foi adiado devido à necessidade de se proceder a reparações aos danos causados pela forte queda de granizo no Centro Espacial Kennedy.

As estimativas iniciais levadas a cabo pela Lockheed Martin apontam para mais de 7000 pontos de impacto de granizo na superfície do tanque exterior de combustível lqíuido ET-117. As inspecções iniciais também revelaram mais de 30 pontos de impacto na asa esquerda do Atlantis. Não se sabe ainda se os danos no Atlantis são muito severos, existindo também a preocupação de determinar se houve algum tipo de danos no escudo térmico inferior do vaivém devido ao ricochete do granizo entre o tanque exterior e o veículo.

O lançamento do Atlantis é assim adiado para uma data que não antecede o dia 23 de Abril, mas a nova data de lançamento irá depender dos danos sofridos. A NASA poderá ainda considerar três possíveis opções. A primeira opção baseia-se num período de permanência de 21 dias no interior do VAB (Vehicle Assembly Building) sem ser necessária a remoção do tanque exterior de combustível. Esta opção permite uma tentaiva de lançamento na janela que abre a 23 de Abril e decorre até 24 de Maio. A segunda opção prevê a separação do ET-118 e a sua colocação numa célula de armazenamento para reparação. Esta opção prolonga a estadia do Atlantis no VAB, mas permite o lançamento no final da janela de Abril/Maio. Se por ventura for necessário ser feita uma troca de tanques exteriores (utilizando-se o tanque ET-118 que chega ao Centro Espacial Kennedy em meados de Abril) então a missão STS-117 terá lugar em Junho (dia 15) e a missão STS-118 terá lugar em Agosto (dia 26).

Presentemente a NASA está a analisar a opção de continuar com o abastecimento hipergólico do sistema de manobra orbital OMS (Orbital Maneuvering System) ou se deverá retirar o oxidante já introduzido nos tanques do Atlantis. Os preparativos para o transporte do Atlantis para o VAB terão início dia 1 de Março, enquanto que a 2 e 3 de Março proceder-se-á à retirada da carga do porão do veículo e no dia 4 de Março o Atlantis será transportado para o VAB.

Extraído de "Boletim Em Órbita"
(com a devida autorização)

Sem comentários: