segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

ISS em órbita até 2025
















De acordo com notícia publicada em finais de Janeiro deste ano, a International Space Station (ISS) deverá permanecer em órbita até meados de 2025. Quem o afirma é Nikolai Sevastyanov, presidente da empresa Energia, um dos principais fabricantes de produtos e veículos para o programa espacial russo.

Embora o final anunciado da comissão da estação esteja planeado para 2015, a sua vida operacional poderá ser prolongada até 2025. A proposta da Energia para manter a estação em órbita permanente foi avançada recentemente, reconhecendo-a como uma verdadeira facilidade de produção industrial no espaço. Uma vez acabado o programa do vaivém espacial da NASA, a Russia estará em posição de ser o único país que terá ao seu dispor a capacidade de transportar equipamento e pessoal para a ISS.

Fonte: Agência de informação NOVOSTI

Comentário
Política à parte, acho a notícia bastante interessante do ponto de vista do radioamadorismo. Agora resta ver se o programa ARISS recebe um pouco de ar fresco e se expanda para além do modo de operação actual. Na minha opinião, a operação da ISS como uma plataforma de experimentação e operação radioamadora está aquém das suas capacidades actuais . Para dar um exemplo, a sua capacidade de gerar electricidade duplicou em relação há um ano atrás, graças à instalação de novos painéis solares.


Sem comentários: