quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Estação Espacial Skylab

Projectado como terceiro estágio de um foguete Saturno V, a Skylab (“laboratório do céu”, em inglês) foi a primeira estação espacial americana. E foi habitada durante nove meses por três diferentes grupos de astronautas (denominados Skylab 2, 3 e 4), que passaram um total de 171 dias e 13 horas em órbita da Terra. As tripulações eram transportadas até a estação através de módulos de comando da Apolo.
O objectivo da estação era mostrar que seres humanos poderiam viver e trabalhar no espaço por longos períodos de tempo, e também recolher mais informações sobre o Sol e fazer observações astronómicas. Quase 300 experiências científicas foram realizadas. A primeira missão Skylab - a única não tripulada - foi para lançar e colocar em órbita a estação.
Alguns fragmentos caíram no Oceano Índico e na costa Oeste da Austrália. Depois da Skylab apenas a missão Apolo-Soyuz utilizou naves do programa Apolo. Foi o fim de um glorioso período da astronáutica.

Skylab 1
14 de maio de 1973 - Vibrações no lançamento causam a separação do escudo protector contra meteoróides, que acaba por arrastar consigo um dos painéis solares da estação. O Skylab foi então manobrado para que o outro painel captasse o máximo de energia, mas isso provocou um superaquecimento.

Skylab 2
25 de maio de 1973 - Depois de fazerem os reparos necessários, inclusive a instalação de um pára-sol para arrefecer a estação, os astronautas Charles Conrad, Paul J. Weitz e Joseph Kerwin conduzem estudos médicos, observações astronómicas e experiências estudantis. Eles regressam depois de 28 dias e 50 minutos no espaço, um recorde americano.

Skylab 3
28 de julho de 1973 - Os astronautas Alan L. Bean, Jack R. Lousma e Owen Garriot ficam 59 dias e 11 horas em órbita. Continuam os trabalhos de manutenção da estação e realizam várias experiências científicas nas áreas médicas, recursos da Terra e observação solar.

Skylab 4
16 de novembro de 1973 - A mais longa missão tripulada da história da Nasa: 84 dias, 1 hora e 16 minutos. Gerard P. Carr, William R. Pogue e Edward Gibson observam o cometa Kohoutek, entre muitos outras experiências. Eles foram a última tripulação da Skylab, regressando em 8 de fevereiro de 1974.

Créditos: Zênite

1 comentário:

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!