quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Anexo: Telemetria em CW

O post colocado pelo Fernando (CT2ISG) cujos créditos apontam para o PY3VHQ está muito bom e está lá tudo explicado. O facto do morse enviado pelos satélites ser robotizado é bom mas o senão do efeito de doppler faz com que seja bastante difícil a utilização de um programa de descodificação. É aqui que pode entrar um programa de gravação de áudio.
Se souber morse, poderá gravar o código morse e descodificar depois, caso não saiba poderá recorrer a uma tabela com o código morse e descodificar os pontos e traços tal e qual como descrito no post anteriormente referido apenas com um senão. O gráfico apresentado, de amplitude em função do tempo não será o melhor. Na minha opinião terá melhores resultados se utilizar um gráfico da frequência em função do tempo, vulgarmente conhecido como espectrograma. Melhor dizendo, um gráfico tri-dimensional representado em duas dimensões. A terceira dimensão, a potência de cada frequência num ponto específico do tempo é representado por uma cor.

Desta forma pode ver-se o efeito de doppler de forma gráfica e eliminar o erro associado a possíveis interferências que podem influenciar na descodificação.

A título de exemplo veja-se este gráfico de amplitude em função do tempo de três letras:

É com alguma dificuldade que se descodifica a sequência XIV, ou seja, o início de uma sequência de telemetria do CO-58 (XI-V). Apresentando agora a mesma amostra mas numa representação da frequência e potência/energia em função do tempo (espectrograma) podemos ver sem qualquer dificuldade os pontos e os traços.

A Frequência de amostragem utilizada foi 22050Hz pelo que a frequência máxima apresentada é 11025Hz.

Sequência: XIV3 36 32 85

Visualização do efeito de doppler


PS: Existem muitos programas de áudio que possuem esta função e alguns deles gratuitos. Procurem um que não apresente o espectrograma a três dimensões pois pode dificultar a visualização.

Sem comentários: