domingo, 4 de fevereiro de 2007

Radar GRAVES em VHF

Desenvolvido para a Força Aérea Francesa, o radar espacial GRAVES entrou em operação nos finais de 2006. Este sistema permite monitorizar centenas de satélites LEO (Low Earth Orbiter) tal como os Cubesats e outros objectos espaciais, muitos deles com menos de 10cm em espessura e a altitudes abaixo dos 1000km.
Quatro feixes em VHF varrem uma área de 45 graus que, com medições do efeito doppler, detectam grande parte dos objectos espaciais que passam por cima da Europa. Graças aos esforços de alguns membros da lista Hearsat, determinou-se a frequencia de operação nos 143.050mhz. Um exemplo da "assinatura" de um satélite pode ser visto aqui.
O processo é simples, basta sintonizar um receptor VHF nos 143.050 USB e esperar um pouco. As reflexões dos objectos espaciais traduzem-se em "pings" de menor ou maior duração, dependente do seu tamanho físico. A saída de som do rádio pode ser ligada a um PC e o áudio analizado com um programa tal como o Spectrum Lab.
Passei a manhã a escutar esta frequencia e confirmei, de forma bastante empírica, a passagem do AO51, anunciada momentos mais tarde pelo programa Orbitron.

Créditos para lista Hearsat e PE1ITR

1 comentário:

CT1ETE disse...

Já tinha lido na lista HEARSAT. Inclusive o Paul Marshall enviou umas imagens fantásticas do analisador de espectro. Nunca tentei a recepção, mas este post abriu-me o apetite.